Proposta



ADUSEPS
Temos como objetivo conscientizar, educar e defender, inclusive em juízo, os interesses dos usuários dos serviços públicos e privados de saúde.
Há 14 anos, a Aduseps (Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde) fiscaliza as políticas públicas e privadas de saúde e defende os interesses de seus associados, trabalhando para que as leis sejam cumpridas.
O conceito de saúde, adotado pela Aduseps, segue a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS): saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de doença ou enfermidade.
Agradecemos pelo seu interesse.
RENÊ PATRIOTA,
Fundadora e Coordenadora Executiva
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A ADUSEPS, há mais de 12 anos luta contra as arbitrariedades cometidas pelas operadoras de seguros e planos de saúde. Através de seu departamento jurídico atua no Poder Judiciário lutando pelos direitos dos usuários de Planos e Seguros de saúde, assim como dos usuários da rede pública de saúde.
Por meio de ações ordinárias individuais ou ações civis públicas, a Associação tem ingressado com inúmeros processos em nome de seus associados com o objetivo de impedir as ilegalidades cometidas pelas Seguradoras e Planos de Saúde e também pelos entes Estatais.
Com um corpo de competentes profissionais na área jurídica, a ADUSEPS disponibiliza aos seus associados os serviços de orientação e encaminhamento jurídico dos mais diversos problemas envolvendo os sistemas privado e público de saúde.
É sempre com o intuito de proteger os consumidores dos serviços de saúde suplementar que a Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde que se pauta a atuação do órgão jurídico, utilizando-se dos preceitos constitucionais e legais para defender incontinentemente os usuários de Planos de saúde e do Sistema Único de Saúde.
Por isso sempre que exista uma ilegalidade ou uma omissão dos órgãos públicos e dos entes privados ligados a saúde de todos estará a ADUSEPS pronta para atuar frente aos órgãos judiciais em favor dos consumidores em sua totalidade.
EM 21/05/2008 - DEPARTAMENTO JURÍDICO ADUSEPS
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ADUSEPS REGISTRA POR MÊS 100 QUEIXAS OFICIAIS CONTRA OS PLANOS DE SAÚDE
Em Pernambuco a situação não é diferente da demonstrada na pesquisa do Instituto Ipsos, em parceria com a Reuters, que ressalta a insatisfação dos usuários dos serviços de planos de saúde em todo o Brasil. No Estado, a Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps) recebe por dia, em média, 15 pessoas em busca de orientação e com algum tipo de queixa contra os planos de saúde. Desses casos, aproximadamente 100 viram ofícios formais contra as empresas prestadoras desse tipo de serviço. A maioria deles não é resolvida através do contato entre a Aduseps e as seguradores de saúde. Ou seja, os processos acabam sendo levados para à Justiça. Com isso, quem se prejudica são usuários que acabam tendo que protelar um tratamento, que muitas vezes é emergencial.
A aposentada Marize Cisneiros é uma dessas pessoas que já teve insatisfação com plano de saúde. Devido a um câncer, descoberto em 2006, ela necessita realizar anualmente um exame de petscan (que custa em média R$ 4 mil). No entanto, o plano de saúde, que ela já tinha há mais de dez anos, não autorizou a realização do procedimento. “Os dois primeiros exames eu fiz e a Justiça determinou que a empresa me ressarcisse. O terceiro eu fiz com uma autorização judicial. Mas foram situações de muito transtorno. Acho que não precisava passar por isso, mas o plano alegou que eu não tinha direito a esse tipo de cobertura”, explicou Marize Cisneiros.
Apesar de não ter tido nenhum tipo de serviço negado, a aposentada Miriam Montarroyos, 67, também trava na Justiça uma batalha contra um plano de saúde. “Quando completei 65 anos, eles reajustaram o valor da mensalidade abusivamente. Era 100% a mais do que eu estava pagando. Tive que entrar na Justiça para poder evitar esse abuso. Ainda hoje o caso não foi resolvido. Se perder a causa, não terei mais como pagar”, contou. Hoje ela paga R$ 1.552,00 de mensalidade.
A advogada da Aduseps Wanessa Borba ressaltou que casos como esses se repetem diariamente. “A insatisfação é muito grande e a negativa dos planos de saúde para tentar resolver as coisas da melhor forma é crescente. Por isso que cada vez mais aumenta o número de processos na justiça”, afirmou. Ela ressaltou que sempre a entidade tenta resolver o problema de forma administrativa, com o próprio plano de saúde. Mas, em casos considerados urgentes, se em 24 horas não for dada uma resposta, a saída é buscar uma autorização judicial para a realização do procedimento.
03/08/2010
Por Késia Souza, da Redação do DIARIO DE PERNAMBUCO - CADERNO DE ECONOMIA